Abordagem do Fisioterapeuta na articulação temporomandibular

O que é a disfunção na ATM?

A Disfunção Temporomandibular é um conjunto de patologias ou sintomas relacionados maioritariamente com os músculos mastigatórios e com a Articulação Temporomandibular (ATM). Cerca de 5 a 12% da população mundial tem disfunção na ATM, sendo que os indivíduos do sexo feminino sofrem duas vezes mais com esta disfunção comparativamente com os do sexo masculino. Esta articulação é essencial no organismo humano, uma vez que é usada para comunicar, mastigar, bocejar, etc. A ATM funciona num sistema de bilateralidade, isto é, não é possível movimentar a ATM esquerda sem que haja uma resposta da ATM direita. 

A ATM pode, igualmente, apresentar uma forte relação com a região cervical, sistema vestibular, posição da cabeça e do pescoço, entre outros. 

Como identificar um problema na ATM? 

O principal conjunto de sintomas e sinais a ter em conta são os seguintes:

  • Dor articular e muscular na região da boca e/ou ouvido;
  • Dor/fadiga ao mastigar alimentos;
  • Rigidez na mandíbula;
  • Desalinhamentos ou limitações na mobilidade mandibular;
  • Ruídos na articulação (clicks ou “areias”);
  • Dores de cabeça;
  • Tensão muscular no pescoço.

Qual o objetivo da Fisioterapia?

Tem como principais objetivos reduzir a dor, diminuir a hiperatividade e fadiga muscular, restabelecer a amplitude de movimento da mandíbula e promover, através de exercício e educação, uma postura correta livre de hábitos parafuncionais. O tratamento não é invasivo, baseando-se maioritariamente em terapia manual, exercício terapêutico e estratégias de autoeficácia, para que o paciente aprenda a controlar a sua disfunção da melhor forma.

Se sofre desta disfunção, marque uma consulta connosco para ver como o/a podemos ajudar.

Fisioterapeuta João Pereira

Anterior
Anterior

Tendinite no ombro: o que fazer?

Próximo
Próximo

Importância da Fisioterapia na Recuperação pós-COVID-19