Ombro ‘Congelado’
O ombro ‘congelado’ é uma condição caracterizada por dor e rigidez progressiva na articulação. Clinicamente conhecida como capsulite adesiva, ocorre quando a cápsula articular que envolve a articulação glenoumeral se torna inflamada, espessa e rígida, limitando significativamente a amplitude de movimento. Ainda que não haja uma causalidade totalmente clara para o surgimento desta condição, parece haver relação com períodos alargados de imobilidade e lesões prévias do ombro.
As limitações no dia-a-dia, em tarefas simples como vestir e levantar o braço, leva a que seja necessário fazer Fisioterapia. Esta é fundamental na gestão desta condição, especialmente na recuperação da mobilidade, no alívio da dor e melhoria da qualidade de vida.
Associado ao ganho de mobilidade e alívio de dor, a Fisioterapia é essencial na reeducação muscular, uma vez que a inatividade decorrente da dor e da limitação articular leva ao à diminuição de força dos músculos, nomeadamente da coifa dos rotadores. A Fisioterapia, por meio de exercícios ativos e resistidos, promove o fortalecimento desses músculos, contribuindo para a estabilidade articular e redução do risco de futuras lesões.
Autor: Fisioterapeuta Maria Jesús Jasen

